Páginas

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Dias 3 e 4: Uma Luta Impossível

Hoje finalmente fui à minha segunda consulta com a psicóloga para analisar o meu perfil psicológico (fiz um teste na primeira consulta) e na tentativa de perceber porque é que vivo o meu dia a dia tão angustiada, vazia, triste, zangada, e porque é que a comida é o meu único refúgio. Como é óbvio não consegui perceber tudo isto só nesta consulta, mas a psicóloga conseguiu completamente abrir-me os olhos e sinto que hoje houve um grande progresso. Fez-me ver o que sempre esteve à minha frente e eu nunca consegui ver. Vou tentar explicar isto de uma maneira simples e com brevidade pois não quero maçar-vos com certos pormenores sem interesse..Basicamente tenho vivido a minha vida a lutar contra a pessoa que eu sou, e isso está a criar em mim um conflito de personalidades..Eu tenho sempre tentado moldar-me aos outros, e nunca aceitei que a "Mia" é diferente..Sou uma pessoa intelectual, espiritual, que gosta de artes, independência e de ajudar os outros..Não gosto de grupos, festas, falar dos outros e da normalidade. Tenho escolhido mal os meus amigos pois toda a minha vida os amigos que escolho não gostam do tipo de pessoa que sou e eu sempre fui obrigada a querer mudar..Ora, uma pessoa não deixa de gostar de umas coisas e começa a gostar de outras de um dia para o outro..Comecei a ficar vazia, porque deixei de fazer aquilo que gosto e procuro preencher este vazio com a comida..O meu objectivo será definir que tipo de pessoa realmente quero ser e viver de acordo com as minhas crenças e gostos..Chega de ser outra pessoa só para agradar aos outros..Sei que ainda tenho um grande trabalho pela frente e sinto que com a psicóloga eu vou conseguir lá chegar. Ás vezes parece que ela me lia a mente..Agora sinto-me aliviada e muito mais calma porque sei que  tenho lugar neste mundo..Só não o procurei junto das pessoas certas..




A psicóloga disse-me: "A partir do momento em que começares a conheceres-te outra vez e a completares-te o emagrecimento e a alimentação equilibrada e sem compulsões vão tornar-se algo natural para ti, pois já não vais precisar de preencher esse vazio." Acho que ela tem razão. Como é óbvio vão haver alturas em que vou comer mais, noutras menos, mas já não vou ter a necessidade de comer quase até "rebentar" só para compensar algo que falta dentro de mim..Não sei se estão a perceber, mas creio que quem passa por isto percebe perfeitamente..


Ontem Comi: 

Pequeno-Almoço: 2 Torradas de Pão Integral c/Doce + 1 Batido (Leite, Cenoura e Pêra);
Lanche 1: 1 Iogurte Liquido + 3 Bolachas Maria;
Almoço: Almôndegas com Salada de Alface, Tomate e Cenoura;
Lanche 2: 1 Taça com 1/2 Caneca de Cereais, 1 Maçã e 1 Iogurte;
Lanche 3: 1 Pão de Cereais c/1 Queijo fresco + 1 Leite de Soja c/Café ! (Este lanche não deveria ter sido assim, mas como estava cheia de vontade de comer doces, fi-lo para prevenir uma compulsão e acabou por resultar, por isso podia ter sido muito pior)
Jantar: Salada de Alface, Tomate e Abóbora + Restos do Polvo Assado no Forno;

Exercício: 1h00 de Caminhada;


Hoje Comi: 

Pequeno-Almoço: 1 Taça com 1 Caneca de Cereais, 1 Iogurte e 1 Maçã;
Lanche 1: 1 Iogurte Liquido + 2 Tostas Integrais;
Almoço: Salada de Alface, Tomate, Cenoura e Delicias do Mar;
Lanche 2: 1 Fatia de Pão Integral c/Philadelphia, 1 Iogurte e 1 Pêra;
Lanche 3: 1 Iogurte Liquido + 2 Cream Crackers Integrais;
Jantar: Salada de Alface, Tomate, Abóbora e Cenoura + 1 Hamburguer de Soja;

Exercício: 1h00 de Caminhada;


Eu não sei o que acham da minha alimentação, mas eu acho que estou a conseguir fazer uma coisa bastante equilibrada. Basicamente o que estou a fazer é:

  • O pequeno-Almoço é a refeição mais rica em hidratos de carbono porque acordo muito cedo e sempre a seguir vou fazer exercício físico (ginásio ou caminhadas);
  • Aos Almoços e Jantares faço sempre uma grande salada (que enche o prato quase todo) e preencho só com um pouco da refeição principal (nesta refeição posso comer de tudo menos fritos, algumas carnes, enchidos, comidas pré-confeccionadas, molhos (posso fazer os meus molhos saudáveis) e por enquanto não como hidratos de carbono);
  • No 1º lanche da tarde faço parecido com o pequeno-almoço à excepção de que reduzo a quantidade de hidratos de carbono para metade. Nesta altura do dia também preciso de alguma energia porque vou para as aulas e costumo andar um bocado;
  • Todos os hidratos de carbono que como são ricos em fibra e integrais;
  • Os Iogurtes são magros;
Acham que estou a comer demasiado? Se calhar se for ver bem, com esta alimentação em vez de perder 1kg por semana perco 500g, mas se esta alimentação me permitir não ter compulsões alimentares (porque não me sinto tão privada das coisas), acaba por ser um balanço positivo..Porque com uma dieta restrita perco peso muito depressa, mas depois com as farras alimentares muito dele volta logo a seguir..Olhem não sei..Gostava da vossa opinião :)

Por hoje fico por aqui, vou visitar os vosso cantinhos e amanhã voltarei...

Beijinhos

5 comentários:

  1. sabes, ler a primeira parte do teu texto foi ler algo que poderia ter sido escrito por mim: identifico-me totalmente e temos uma grande semelhança na origem da nossa compulsão alimentar. quero que saibas (algo que eu também tenho vindo a descobrir) há muita gente no mundo que nos valoriza exactamente por aquilo que somos, sem termos que abrir mão da nossa personalidade :) e eu acho-te alguém genial e de quem eu conseguiria facilmente ser amiga!

    em segundo lugar, acho que a tua estratégia alimentar está correcta, não deves dar choques no teu organismo: alguém com compulsão alimentar não pode ficar com fome ou frustrada a cada refeição porque isso é meio caminho andado para falhar :) estás no caminho certo: força!

    beijos :)

    ResponderEliminar
  2. Estás muito bem Mia, a alimentação e o psicológico.
    Quando somos muito jovens como tu temos necessidade de agradar a gregos e a troianos... Crescemos e vemos que quem gostar gosta, quem não gostar que passe bem. Quem quizer estar connosco tem que gostar do pacote inteiro.
    Acredita em ti, valoriza-te e procura pessoas como tu.
    Aquele abraço do tamanho do mundo

    ResponderEliminar
  3. Que bom que está se encontrando... fico feliz a distancia por vc... bjinhos flor

    ResponderEliminar
  4. Estou a gostar de te conhecer!!
    Eu tb axava q podia mudar o mundo e as pessoas..agora vejo que estou melhor assim...mais caseira com a familia em x de certas falsidades de vida,,,,
    eu tb fui a psicologa em tempos mas desisti, nao acrescentou nada em mim(embora eu tb tivesse levantad barreiras entre nos)..
    beijocas

    ResponderEliminar
  5. Olá! A alimentação aprece-me muito equilibrada. Estás a fazê-la por iniciativa própria ou com aconselhamento de nutricionista? Eu tento fazer um pouco ao contrário: comer hidratos ao almoço, às vezes também ao jantar (em menos quantidade porque a esta hora já não preciso) e os lanches a meio da mnhão e da tarde são geralmente fruta e iogurtes. Mas como repartes acho que é pouco importante, desde que varies e comas de tudo um pouco. E sobretudo, não andes com foome, pois é meio caminho andado para nos apetecer comer este mundo e outro.
    Quanto ao que disseste sobre seres diferente... como eu te compreendo. Eu cresci numa terrinha do interior e sentia-me básicamente um allien. Muito sensível, interessava-me por coisas que os meus colegas achavam chatas. Teatro, dança, poesia, outro tipo de literatura. E tinha uma maneira de pensar diferente. Tinha amigos, sim senhor, mas continuávamos a ser muito diferentes e sentia-me muito sozinha.
    Quando entrei para a faculdade encontrei muitas pessoas como eu e percebi que não sou um allien, apenas um pouco diferente, mas não tão diferente que não haja por aí quem me compreenda.
    E tu também vais encontrar e aceitar-te.

    Beijinhos

    ResponderEliminar